Vale a pena comprar um TCC pronto?

O processo de construir um TCC envolve várias atividades como pesquisa, leitura, análise e a própria escrita do trabalho.

Por causa delas, alguns estudantes acabam não tendo condições de realizar todos os passos, seja por ter deixado tudo para o final, não ter facilidade com esse tipo de trabalho ou mesmo não ter tido tempo para se dedicar ao trabalho.

Por esses motivos, muitos acabam procurando alternativas de obter esse trabalho de forma não recomendada: a compra do TCC pronto.

No entanto, há riscos envolvidos nessa prática que inclusive tem implicações criminais.

A compra do TCC pronto e o plágio.

Não é possível assegurar a qualidade do texto desenvolvido, a origem do conteúdo e nem mesmo a procedência de quem está vendendo o TCC.

Dessa forma, você pode acabar comprando um trabalho que é cópia de outro em que o autor não te deu autorização para utilizá-lo.

O que caracteriza plágio?

  • Segundo Ferreira (1999), plágio é assinar ou representar como sua a obra artística ou científica de outrem, é imitar o trabalho alheio.
  • Para Moraes (2004, p.95), plágio é uma imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo um verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto à paternidade quanto à integridade de sua criação.

Assim, caracteriza plágio qualquer cópia do conteúdo já existente, seja total o parcial, sem dar o devido crédito ao autor.

Tipos de plágio

  • Plágio integral: Copiar toda e qualquer palavra de um texto sem dar crédito a fonte original.
  • Plágio parcial: Copiar pedaços do texto original e incluir no trabalho sem os devidos créditos.
  • Conceitual (Muito importante): A cópia de um conteúdo não se caracteriza apenas em copiar as mesmas palavras do texto, mesmo se você incluir uma ideia já abordada por outro autor com palavras diferentes ainda sim é considerada plágio.

* Aqui vai uma dica valiosa: Alguns estudantes tentem enganar os avaliadores trocando palavras ou mudando posições de textos.

NÃO FAÇAM ISSO.

É possível com poucos recursos reconhecer que a ideia colocada no texto não é do aluno.

  • Pesquisas qualitativas e quantitativas: O trabalho do aluno pode até ser genuíno nos textos, porém se incluir alguma pesquisa sem citar a fonte, ele pode estar praticando o plágio, pois sem citar a origem da pesquisa subentende-se que a pesquisa foi realizada pelo aluno.
  • Imagens e conteúdos visuais: As imagens e conteúdos visuais além de estarem protegidas pelo direito autoral também implicam em plágio se utilizadas sem autorização.

Falsidade ideológica na compra de TCC pronto

A compra de um TCC pronto também pode ser caracterizado no crime de falsidade ideológica. O Art. 299 do Código Penal Brasileiro define:

Art. 299 – Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante:

Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Assim, quando um aluno compra um trabalho acadêmico que não criou mas apresenta-o como sendo seu, caracteriza falsidade ideológica.

Como a banca sabe que o TCC é comprado?

Hoje já existem diversas ferramentas para analisar se um conteúdo é original ou cópia. Esse tipo de ferramenta verifica nos repositórios da internet se o conteúdo analisado está presente em outras obras e realiza análises mais avançadas.

Além disso, a Banca reconhece que o trabalho não foi realizado pelo aluno simplesmente porque ele não consegue explicar alguns termos inseridos no trabalho, não mostra segurança para apresentar a ideia defendida e o padrão de escrita não é comum tendo em vista outros trabalhos realizados.

Com isso, a banca consegue identificar aqueles que são genuínos e os são reconhecidos como comprados/cópia são reprovados imediatamente.

Aluno reprovado por causa de TCC comprado

Concluindo

Dito as implicações acima, chegamos a conclusão de que não vale a pena comprar um TCC pronto, pois a prática além de ser um atentado contra a ética e a moral, pode ser considerada crime.

Assim, um momento que era para ser de realização pode acabar sendo um grande pesadelo.

Você concorda com o que foi dito? Comente abaixo sobre esse assunto. Vamos enriquecer esse pensamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *