Chegou a hora de fazer o TCC e você está se perguntando por onde começar estou certo?

Pois bem.. nesse artigo vou te passar o caminho completo para você ter como guia para desenvolver seu trabalho. Vamos lá?

O que é TCC?

TCC é sigla para Trabalho de conclusão de curso e é utilizado como forma de avaliação final para que o aluno consiga a diplomação em cursos superiores.

Normalmente o desenvolvimento do TCC acontece no último de ano do curso e serve como forma de envolver o aluno no campo da pesquisa científica.

O TCC não se limita apenas aos cursos de graduação, sendo obrigatório também em cursos de pós-graduação, MBA e outros cursos técnicos.

Existem vários tipos de TCC que as instituições podem utilizar para avaliar o aluno. Entre eles os mais comuns são:

  • Monografia
  • Artigo científico

O que é monografia?

Em linhas gerais, monografia é uma dissertação científica com o propósito de abordar um único assunto específico. No próprio significado da palavra monografia encontramos o objetivo da monografia.

A palavra monografia vem do grego monos, que significa “única” e graphein que quer dizer “escrita”. Assim, o entendimento da palavra é “Escrita Única”.

E porque a dissertação deve ser sobre um assunto único?

O principal objetivo da monografia é demonstrar a capacidade do aluno na análise, síntese e produção científica sobre o assunto demonstrando sua opinião por meio dos argumentos construídos.

Assim, o assunto deve ser único para evitar um campo de pesquisa muito amplo capaz de fugir do escopo principal do trabalho.

Dessa forma, a monografia traz uma série de informações, análise dos dados e conclusões sobre o tema pesquisado como forma de contribuir com o crescimento do estudo acadêmico.

Para construir sua Monografia é necessário observar alguns padrões de desenvolvimento e formatação que normalmente estão nas normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas além de levar em consideração as características exigidas em cada instituição.

O desenvolvimento completo da monografia será apresentada em outro artigo, porém como prometido no início, vou te dizer o caminho que você precisar seguir para desenvolvê-la:

1 – Você precisará definir o tema para sua monografia

2 – Leia, pesquise, escute, veja tudo sobre o tema escolhido e salve todas essas referências.

3 – Escreva os capítulos da monografia dividindo por tópicos abordados e sempre revise com seu orientador.

4 – Prepare sua apresentação. Planeje com antecedência a ordem das informações que serão apresentadas para que faça sentido para os avaliadores. Treine sua fala e esteja seguro com o conteúdo.

5 – Entregue seu trabalho e apresente-o a banca.

O que é Artigo Científico?

Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que
apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento (NBR 6022, 2003, p.2)

Segundo Lakatos e Marconi (2010), os artigos científicos têm as seguintes características:

a) não se constituem em matéria de um livro;
b) São publicações em revistas ou periódicos especializados;
c) permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência

Por meio dessas definições, entendemos que o artigo científico é um relatório de uma pesquisa científica original realizada sobre um tema escolhido.

O objetivo do Artigo Científico é apresentar ao público o resultado de um estudo feito sobre determinada área do conhecimento.

Assim, os artigos são publicados normalmente em revistas e periódicos especializados.

O TCC na forma de Artigo científico visa avaliar a capacidade do aluno de desenvolver a pesquisa, analisar os dados e escrever objetivamente sobre os resultados alcançados de forma que possam contribuir para a sociedade.

Normas ABNT

É importante destacar que geralmente os trabalhos acadêmicos que contém normas específicas para serem elaborados. As normas da ABTN são as mais comuns, porém as instituições podem exigir outras de forma de como fazer TCC de modo a adaptar-se ao modelo de ensino.

A escolha do Tema

A escolha do tema do TCC é um passo muito importante no trabalho e deve ser realizado com muito cuidado.

Não pense que essa importância  é exagerada porque o tema do seu trabalho será responsável por guiar toda a pesquisa e o sucesso dela.

Escolher o tema de TCC não é nenhum bixo de sete cabeças, porém é um dos passos que mais desafiam o aluno.

Inúmeras vezes o aluno não tem ideia do que escolher para criar seu trabalho, pois não consegue gerar uma ideia capaz de ser relevante e ser acessível para ser pesquisada.

Acontece que os alunos podem até proporem ideias interessantes, porém não há muito conteúdo para ser pesquisado e a pesquisa acaba sendo muito superficial, prejudicando os resultados do estudo.

Além disso, os alunos ainda devem considerar o tempo restante para concluir o trabalho, já que um tema muito complicado pode atrapalhar o andamento do TCC.

Vou te dar 6 dicas rápidas para você encontrar um tema que consiga progredir durante o andamento do trabalho:

1 – Gostar do tema

Dificilmente você conseguirá passar 6 meses ou mais falando de algo que não gosta, portanto escolha um tema que você tem afinidade ou se sente bem em decorrer daquele assunto.

Para isso, sugiro que você estude as ideias que surgiram e avalie se aquele tema te agrada.

2 – Seja específico

É muito importante que você afunile o tema geral escolhido. Isso servirá inclusive para delimitar seu campo de pesquisa.

Um tema muito amplo pode te prejudicar na medida em que o tempo para realizar o TCC é curto e uma pesquisa grande demais pode atrasar as demais atividades.

3 – Facilidade com os métodos de pesquisa

Não adianta escolher um tema que envolve pesquisas muito complexas.

Escolha um tema em que realizar a pesquisa não seja algo complicado e que seja acessível para você.

Caso tenha pensado em um tema cuja atividade de pesquisa é demorada ou você não tem facilidade com os métodos de pesquisa, avalie trocá-la para não comprometer o sucesso do trabalho.

4 – Referências Bibliográficas acessíveis

Escolher um tema de TCC que seja original e relevante pode ter suas consequências. Uma delas é a falta de referências bibliográficos sobre o assunto.

Portanto, é importante que você procure saber se o tema escolhido possui obras publicadas que podem apoiar seus argumentos.

5 – O tema deve ser relevante

Ser relevante é merecer destaque, importância, valioso e por ai vai.

Dessa forma, seu TCC deve ser relevante para contribuir com a sociedade com motivos reais de modo que o estudo realizado possa ajudar no aumento do conhecimento da área.

6 – Converse com seu orientador

A figura do orientador na elaboração do TCC é imprescindível, pois você como aluno ainda não possui a experiência necessária para definir o que é importante ou não no trabalho.

Assim, o orientador tem esse papel.

Ele é responsável por guiar o desenvolvimento do TCC e supervisionar as atividades realizadas.

Na maioria dos casos, o orientador possui conhecimento suficiente na área específica do seu curso para dar as devidas coordenadas para seu trabalho.

Sendo assim, converse abertamente com seu orientador para que ele possa te ajudar da melhor forma possível.

Elementos do TCC

A estrutura geral de TCC compreende três elementos obrigatórios: Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Vamos compreender cada um deles:

Elementos Pré-Textuais

Os elementos pré-textuais tem o papel de identificar e instruir a utilização do trabalho.

Aqui estão alguns elementos mais comuns:

  • Capa

A capa é um elemento obrigatório e serve como proteção externa do trabalho. Deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do curso, título do trabalho, nome do(a) acadêmico(a), nome da disciplina, nome da cidade, o mês e o ano.

  • Folha de rosto

A folha de rosto contém algumas informações que também estão na capa, porém com acréscimo da finalidade do trabalho e nome do orientador. Sua formatação também é diferente.

  • Dedicatória

É opcional. Que você pode utilizar para dedicar o trabalho para aqueles os quais juga necessário destacar.

  • Agradecimentos

Elemento também opcional que é utilizado para agradecer, por exemplo, pessoas os quais ajudaram na elaboração do seu trabalho.

  • Resumo em língua vernácula

Resumo obrigatória em língua portuguesa de forma objetiva e concisa apresentando o trabalho, métodos de pesquisa, resultados e conclusões sobre o estudo realizado.

Abaixo do resumo deve-se incluir palavras chaves sobre o assunto que representam a proposta do trabalho.

  • Resumo em língua estrangeira

Resumo anteriormente escrito, mas em uma língua estrangeira escolhida. As línguas mais comuns são inglês, espanhol e francês. É um elemento obrigatório.

  • Lista de ilustrações

Opcional. Responsável por identificar as imagens e afins do trabalho de acordo com a ordem em que são apresentadas.

  • Lista de Tabelas

É elaborado para identificar as tabelas que porventura foram inseridas no trabalho.

  • Sumário

No sumário estão apresentadas todas as divisões do trabalho, com títulos, seções, capítulos e outras partes relevantes do trabalho com seu respectivo número de página.

Elementos Textuais

Aqui a brincadeira começa a ficar mais séria, pois é onde você apresentará todo a pesquisa construída.

Possui três partes fundamentais:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Conclusão

Introdução

É a divisão inicial do TCC responsável por situar o tema e apresentar uma ideia geral sobre seu trabalho. Compreende também a Justificativa, Objetivos e metodologia abordada.

a) Justificativa: Apresentação das razões que motivaram a realização do estudo. Você deve convencer que seu trabalho é importante e relevante demonstrando os fundamentos da pesquisa. Deve ser clara e concisa.

b) Objetivos: Apresenta qual o alvo que você quer atingir com o trabalho, ou seja, as metas a serem alcançadas com a pesquisa. Podem ser divididos em Gerais e Específicos

c) Metodologia: É a explicação detalhada do caminho que você seguiu para realizar sua pesquisa. Geralmente responde-se a perguntas como: “Que tipo de pesquisa foi realizada?”, “Como foi gerado os dados?”, “Quanto tempo demorou?”, “Houve divisão do trabalho em equipe?”, “Como foi realizada a análise do dados?” e outras com vistas a explanar os métodos utilizados.

 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte mais importante do trabalho. É nessa divisão que você apresentará os dados da pesquisa, seus resultados e expor seus argumentos.

Aqui está o corpo do trabalho.

Você aprofundará seu tema, dividindo em seções e subseções para organizar a linha de raciocínio.

Um dos pontos principais do desenvolvimento é o referencial teórico, que nada mais é do que a fundamentação teórica do seu trabalho.

No referencial teórico você deverá incluir publicações de outros autores para embasar suas pesquisa científica e sustentar seus argumentos. Nessa parte você deve incluir as citações e transcrição de textos das origens consultadas para desenvolver sua ideia.

Vamos aprofundar mais sobre referencial teórico em outro artigo. Não se preocupe, pois as suas dúvidas serão sanadas, este guia de como fazer TCC serve como roteiro para seu trabalho.

 

Conclusão

Na parte final do seu trabalho você deve dedicar a mostrar se os objetivos do seu trabalho foram alcançados, se os benefícios esperados foram conquistados ou quais outras hipóteses surgiram e que não foram confirmadas.

Na conclusão você deve resumir a contribuição do seu trabalho para o meio acadêmico e sociedade.

Tcc Pronto

 

Muito bem! Espero que este guia tenha dado um norte para seu trabalho. Vou sempre atualizar este post para enriquecer cada vez mais o guia.

👋 _____________________
Quer ajuda para terminar o seu TCC 23x mais rápido? Conheça a ferramenta que te ajuda a concluir o TCC em menos tempo e com muito mais qualidade, sem plágio! Clique aqui.
____________________

É isto! Até logo.

 

Uma resposta para “Como fazer um TCC: O Passo a Passo Completo e Simplificado [2020]”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *